Dançando - Contrabajeando

Dançando - Contrabajeando

Queria compartilhar hoje com vocês o meu arranjo novo de um tango de Astor Piazzolla - Contrabajeando, que foi recentemente apresentado na Ucrânia. Este compositor do século XX significativamente enriqueceu o gênero do tango, apresentando-o de forma moderna, incorporando elementos do jazz e da música clássica. Ele foi o fundador do estilo chamado tango nuevo.

É importante dizer que uma das principais invenções rítmicas de Piazzolla tem a ver com o deslocamento do sotaque dentro da milonga e com um efeito de sincopagem particular, que deriva em sua forma de 8 pulsos agrupados em 3 + 3 + 2 e que introduz um princípio de ambiguidade na métrica fechada do tango. É um dos aspectos mais característicos do músico.

Até Piazzolla, o ritmo do tango não apresentava variações na métrica, mas no andamento, nas mudanças de velocidade no curso da performance; com Piazzolla, o ritmo do tango é enriquecido na própria composição, na escrita. O uso de agrupamentos assimétricos, do tipo 3 + 3 + 2, conecta a música de Piazzolla a Bela Bartok - músico húngaro - que descobriu esse tipo de agrupamento no folclore de sua região.

Ao contrário do que acontece com outros intérpretes, os agrupamentos irregulares são usados ​​por Piazzolla com grande regularidade, como um padrão bastante estável que confere ao tango uma propulsão completamente nova. A música da Piazzolla conecta-se com esses agrupamentos rítmicos desde a reelaboração específica da milonga. Pode-se pensar que em Piazzolla a milonga está sempre sendo ouvida tanto nas formas mais lentas quanto nas suas variantes.

As duas coisas que eram altamente características do tango foram excluídas em um momento por Piazzolla: a dança e o canto. De fato, a natureza polifônica da orquestração de Piazzola expulsa o cantor.

 

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